26/11/2011

Reciclagem- Recipientes multiúso feitos com sacolas plásticas.



Recipientes criados usando sacolas plásticos recicladas
Essa dica de reciclagem é do tipo inesperado, acho que dificilmente alguém pensaria em fazer recipientes multiúso usando sacolas plásticas. A ideia inicial é de duas designers Sarah K e Liane Rossler que criaram seus objetos e apresentaram numa feira em Milão. Eu achei bem interessante a proposta e na tentativa e erro preparei esse passo a passo para vocês também reaproveitarem suas sacolinhas plásticas.
Tudo que precisamos é de sacolas plásticas coloridas, tesoura, um recipiente de vidro para servir de molde e um soprador ou um secador de cabelos de alta potência.
Para quem não sabe, o soprador é uma ferramenta usada para aplicar adesivos, trabalhar materiais térmicos e outras tarefas do gênero. Ele solta pelo bico um ar muito, muito quente com o qual podemos trabalhar nossas sacolinhas.  Vocês podem usar um secador de cabelos se for de um modelo de alta potência e que tenha regulagem de quantidade de vento. Secadores comuns não funcionam, ok?

Reciclagem de sacolas plásticas


Material para fazer os recipientes Eu separei para esse projeto algumas sacolas plásticas, o soprador do maridão e uma tesoura.
Corte as alças e a base das sacolinhas, abra e divida em dois pedaços. Esse tamanho vai depender do recipiente de vidro que você vai usar como molde. Adapte os pedaços da sacola conforme o caso. Corte as alças e a base das sacolinhas
Separe o seu recipiente de vidro e uma folha de plástico Separe o recipiente de vidro escolhido e uma folha de plástico já cortada no tamanho certo. Eu optei por usar um copo de vidro. Lembre-se: o molde precisa ser de vidro.
Envolva o recipiente com a folha de plástico, ajuste bem. Se der você pode colocar as pontas de baixo do plástico para o lado de dentro do vidro ou então pode amarrar com linha para não sair do lugar. Envolva o recipiente com o plástico
Aplique o soprador bem no alto do recipiente Aplique o soprador bem no alto do recipiente. Use uma luva para proteger suas mãos do ar quente. Ao aplicar o calor o plástico começará a derreter. Siga movimentando o soprador ou o seu secador de cabelos.
Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente. O plástico começará a tomar a forma do molde. Siga movimentando por todo os lados. Se aplicar o ar quente num único ponto, o plástico abrirá um buraco. Aplique o soprador de cima para baixo em toda a volta do recipiente
Termine de aplicar o soprador na base Termine de aplicar o soprador na base do plástico.
Observe como fica o plástico derretido.  Observe como fica o plástico derretido
Cubra o molde com uma segunda camada de plástico Cubra o molde com uma segunda camada de plástico. Ajuste bem como da primeira vez.
Aplique o soprador novamente, exatamente como da primeira vez, começando pelo alto, depois descendo de cima para baixo. Ao terminar aguarde que esfrie bem. Aplique o soprador novamente
Desencaixe o molde de dentro do plástico Desencaixe o recipiente de vidro de dentro do plástico derretido. O plástico esfria rápido e endurece imediatamente, assim essa etapa é muito fácil. Lembre apenas que o plástico está frio, mas o recipiente de vidro estará quente por mais tempo. Tome cuidado e espere esfriar totalmente.
Corte as rebarbas da abertura usando sua tesoura. Se quiser um potinho mais baixo, use a tesoura também para acertar a altura desejada. Corte as rebarbas da abertura

Aí está, essa é a maneira de transformarmos sacolas plásticas de supermercado e de lojas em recipientes multiúso.
Observem abaixo os detalhes do plástico enrrugado. Tudo isso você pode obter manipulando o soprador ou o secador de cabelos.

Detalhe dos recipientes feitos com sacolas plásticas

Os formatos dos recipientes vão sempre depender do que for escolhido como molde, então abuse da criatividade.
DICA: se o plástico que você estiver usando nesse projeto for daqueles mais grossos, uma única camada será suficiente para seu recipiente. Mostrei o pap com duas camadas porque essas são sacolinhas finas de feira e precisam ganhar mais resistência. Por isso usei duas camadas.
Esses potes podem ser usados para muitas coisas: como organizador de gavetas, como embalagem para seus produtos artesanais, e por ser impermeável, pode conter água e terra, transformando-se em vasos para flores e mudas.
A dica foi dada, agora quero ver o que vai sair da cartola de vocês. Me contem, ok?

Creditos  : Vila do Artesão.

Nenhum comentário: